革命的兒子 | γιος της | επανάστασης | сынок витка | 혁명의 아들 | 回転の息子

sexta-feira, maio 06, 2005

a sociedade ideal. utopia porquê?

"Nenhuma sociedade pode ambicionar ser igualitária quando os seus membros têm motivações individualistas e não trabalham em prol do colectivo (é o que acontece nos nossos dias). Em primeiro lugar é preciso perceber que a maior parte das relações entre as pessoas se desenvolvem sobre o estatuto económico. E quanto maior forem as discrepâncias entre as classes sociais maior será a fragmentação na sociedade e maior será a relevância e o sentido dramático da discriminação social.

10 % dos Homens concentram 90 % da Riqueza. É aqui que se centra o problema.

Em quase todas as nações vigoram sistemas neo-liberais, onde as grandes empresas impõem leis e segundo o manual do capitalismo, tentam monopolizar mercados e dilatar infinitamente os seus lucros, fazendo tudo o que for necessário. Explorar, Pilhar, Corromper, Escravizar etc. Tudo vale. E como são essas mesmas empresas que financiam as campanhas eleitorais dos partidos políticos que pretendem chegar ao poder, é fácil induzir que os nossos governantes mais não são que uma extensão executiva dessas corporações económicas.

Na sociedade ideal, o governo não cederia perante as multinacionais, porque ele está lá para defender os nossos interesses (da maioria) e não de meia-dúzia de Lúciferes capitalistas. Na sociedade ideal não haveria contratos de trabalho de 3 meses que só servem para vampirizar os trabalhadores em favor das empresas. Na sociedade ideal não haveria salários mínimos que nem chegam para pagar uma renda de casa no subúrbio; não haveria Macdonals a fazer exploração infantil e a envenenar os nossos miúdos com fast-drug-food; não haveria imigrantes avassalados que só têm opção de fazer os trabalhos que os nacionais não querem; não haveria mulheres com necessidade de fazer broches para ascender na hierarquia machista das empresas. Etc., etc.

Na sociedade ideal, o governo fiscalizaria com determinação as contas de todas as empresas, e preocupar-se-ia mais em tributá-las do que ao Zé povinho cujo o ordenado só chega para se manterem vivos. Na sociedade ideal a TV preocupar-se-ia mais em educar e em divulgar a arte e a cultura do que em garantir dinheiro de publicidade com programas deprimentes como Quinta das Celebridades, Juras de Amor ou a Casa do Toy, da Ágata ou da “Maria Joana”. Na sociedade ideal a escola em vez de ser uma instituição conservadora, formatada e difusora de valores católicos, preocupar-se-ia em dizer aos nossos miúdos que a religião é ignorância, procuraria estimulá-los para o ensino e encontrar saídas profissionais para cada um segundo os seus interesses e aptidões.

A sociedade ideal é uma sociedade justa, democrática, humanista e altruísta...e quem diz que este modelo de sociedade é utópico é porque não tem interesse que ele se imponha."

Valete

sugerido por Valete

3 Comments:

Blogger Cão de Guarda said...

Na 'mouche'!

Excelente texto.

Subscrevo e assino por baixo.

12:13 da manhã

 
Blogger fover said...

simplesmente genial...!!

3:34 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

ta excelente esta sociedade de merda precisava de mais gajos como tu... curto bue o teu trabalho( como MC)

10:54 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home